A China invadiu Brasília

Foto: Limoncino Oliveira
O I Festival Internacional de Artes de Brasília recebeu, na noite desta sexta-feira (10), um espetáculo de cultura da China intitulado “A Festa da Primavera”, apresentado pelo Grupo Cultural Primavera Chinesa.

O espetáculo trouxe ao teatro nacional brasilienses e chineses que, juntos, comemoraram o ano novo daquele país. Em um ambiente repleto de luzes e figurinos coloridos e exóticos, diversas etnias do país apresentaram números de música e danças tradicionais.

O primeiro grupo a subir ao palco foi o das etnias da província de Yunnan. Logos após, o cantor tibetano Kelzang Dondrup cantou músicas tradicionais. As etnias minoritárias, como Wa e Itami, levaram ao palco da Sala Villa-Lobos uma mistura de tambores e cores.

A cantora Tie Jin embalou o público com canções que falavam sobre o amor e a devoção à pátria chinesa. Um musical de dança e mágica, apresentado por Shen Juan também encantou o público.

A famosa e tradicional dança do pavão foi executada de modo diferente, por um homem. Um trecho da Ópera de Beijing, apresentada por Wang Yuahou e Wang Itao arrancou boas risadas das pessoas que lotavam a Sala Villa-Lobos.
Foto: Limoncino Oliveira

A cantora Cheng Fangyuan trouxe ao palco uma mistura de ritmos. Sua música possui elementos ocidentais, sobretudo latinos. Ela também entoou, à capela, a canção Besame Mucho. O cantor Wei Jindong apresentou músicas sobre o dragão chinês, conhecido mundialmente como símbolo de prosperidade.

Para finalizar, um número de dança da etnia Daí, o “Peixe Vermelho”, e um dueto entre Tie Jin e Wei Jindong que, novamente, cantava as alegrias e amor ao país de origem.

Um destaque da noite foi a apresentadora, que, muito bem humorada, explicou detalhes do espetáculo e agradeceu ao público pelo entusiasmo. Antes das apresentações, o Secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira e representantes da Embaixada e Associações chinesas saudaram o público e deram as boas-vindas aos presentes.

Nenhum comentário: