Relembrando o Rei do Carnaval

Lucas Formiga/FestiArte
Sobre as melodias que embalam o carnaval de rua no Brasil há muitos anos. Sobre os hinos entoados em estádios de futebol, repletos de torcedores fanáticos. Quem nunca bradou “O teu cabelo não nega” em fevereiro, nas ruas? Que torcedor flamenguista ou tricolor não canta com paixão o hino do seu clube?  Foi para homenagear Lamartine Babo que Antunes Filho escreveu o espetáculo homônimo ao artista, levando a história do “Rei do Carnaval” para o teatro, junto ao grupo Macunaíma/CPT – Centro de Pesquisa Teatral.
.
O espetáculo é parte da Trilogia Carioca. Com 10 atores em cena e direção de Emerson Danesi, que faz parte do CPT há 16 anos, a peça é um musical dramático. Contempla vários dos sucessos do compositor homenageado, como “O seu cabelo não nega”, “Cantores do Rádio”, “Serra da boa esperança”, entre outras. Emerson descreve o espetáculo como uma reverência ao músico. “"Lamartine Babo" é uma homenagem a esse incrível compositor e Antunes resolveu escrever o texto inspirando-se em Pirandello (dramaturgo italiano), com personagens em busca de um autor”, afirma.
.
Com atuações bastante leves, “Lamartine Babo” reforça a ideia do grupo de valorizar traços culturais brasileiros, como em Macunaíma e Policarpo Quaresma. Para Emerson, Babo é “re-valorizado” internamente no espetáculo. “O Antunes usou essa estrutura de pessoas estranhas que se encontram para cantar o repertório do Lamartine Babo em um local de ensaio. Eles recebem a visita de um senhor e sua sobrinha, bem misteriosos. Dentro dos diálogos, revelam dados e curiosidades da vida e da obra do compositor.”
.
O CPT utiliza métodos de trabalho específicos para suas montagens: a preparação de elenco tem fins formativos e as montagens são baseadas em pesquisas intensas em várias áreas de conhecimento. A rotina de trabalho intensa garantiu prestígio internacional a Antunes Filho. Desde a apresentação de Macunaíma, em 1978, o teatro de Antunes foi reconhecido em todo o mundo. O clássico, adaptação do texto de Mário de Andrade, foi responsável por abrir novas perspectivas à narrativa dramática no Brasil.
.
A montagem de “Lamartine Babo” reconduz ao imaginário popular uma figura excepcional, em texto que brinca com vaidades e crenças. As leves pitadas de humor, somadas ao talento e à impecável afinação do elenco são ingredientes suficientes para contagiar a todos que assistem.

Nenhum comentário: