Renata Jambeiro e Vanessa da Mata trazem noite dançante ao FestiArte


Alegria e comoção tomaram conta do Centro de Convenções na noite de ontem (27 de janeiro). As responsáveis pela festa foram duas cantoras que soltam seus cabelos confirmando origens e têm chamado atenção por onde passam: Vanessa da Mata e Renata Jambeiro.

Renata, brasiliense por nascimento e carioca de coração, interpretou sambas históricos. Seu repertório mescla canções conhecidas em carnavais e rodas com faixas de seu último trabalho de pesquisa, Sambaluayê. Convoca-se, neste show, a ancestralidade negra africana, com arranjos que valorizam a sonoridade dos instrumentos de corda e percussão-base do samba.

Um dos pontos altos do show foi a execução da canção “Conto de Areia”, em homenagem a Clara Nunes. A cantora estava bastante emocionada durante o show e a receptividade da platéia promoveu uma troca poucas vezes vista. No meio do espetáculo, o público levantou-se para aplaudi-la, em agradecimento ao trabalho realizado ao longo dos 20 anos de carreira, em Brasília. Apadrinhada por Dona Ivone Lara e torcedora inveterada do Império Serrano, Renata Jambeiro colocou toda a platéia para dançar, abrindo os caminhos para Vanessa da Mata.

E Vanessa não conseguiu deixar ninguém parado. O show, que apresenta o disco “Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias” (2010), foi aberto com a canção “Vermelho”. Já na segunda música, a cantora agitou o público perguntando: “Vocês vão ficar aí desse jeito?” A sala de espetáculos levantou-se e tomou caráter festivo. Algumas canções com levada dançante foram apresentadas, muitas do último disco.

Outro momento da apresentação foi dedicado às composições românticas. Vanessa da Mata abriu espaço para um coro de 2500 pessoas, que bradava todas as canções. “Ainda Bem” e “Amado” conquistaram de vez o público. Roberto Carlos foi homenageado com “A Distância”, canção que arrancou gritos da platéia. Ao final, o hit “Ai, ai, ai” foi apresentado com grande ênfase. No bis, Vanessa trouxe um carimbó que agitou ainda mais o Centro de Convenções. Nos agradecimentos, houve espaço para a interpretação à capela da canção “Por Enquanto”, de Renato Russo, acompanhada pelo público.

A iniciativa de se unir uma das mais notáveis representantes do samba de Brasília e outra consagrada cantora e compositora da música brasileira na mesma noite confirmou o sucesso do FestiArte, abrindo-se espaço para outros momentos de apresentações que mesclem gêneros musicais e talentos. Vanessa da Mata se apresenta novamente no Festival, no Ginásio de Sobradinho. Os ingressos estão sendo distribuídos na Galeria de Artes Vincent Van Gogh, na quadra 08, desde as nove horas da manhã. A abertura do show fica a cargo do grupo Luz do Samba e do rapper GOG.

Serviço: Vanessa da Mata, GOG e Luz do Samba
Local: Ginásio de Sobradinho
Data: 28 de janeiro (sábado)
Horário: 20h
A retirada de ingressos acontece a partir das 9h do mesmo dia, na Galeria de Artes Vincent Van Gogh (localizada na quadra 8 de Sobradinho)

Nenhum comentário: