Programação 28 de Janeiro


Eumir Deodato e Trio
Eumir Deodato e Trio celebram, no palco da sala Villa-Lobos, os principais sucessos da carreira. Eumir começou tocando acordeon e piano no Rio de Janeiro, onde nasceu, e teve aulas no Conservatório. No fim dos anos 50 se aproximou de músicos do núcleo da bossa nova, mas firmou-se como arranjador, trabalhando em discos de Marcos Valle, Wilson Simonal e no álbum "Inútil Paisagem", com músicas de Tom Jobim. Mudou-se para os Estados Unidos em 1967 e lá se consagrou. Fez arranjos para famosos músicos norte-americanos, como Frank Sinatra, Roberta, Kool and the Gang, e para a cantora islandesa Björk. Gravou em 1972 o clássico disco "Donato/Deodato", com João Donato.
Seu projeto de maior sucesso aconteceu em 1972, quando fez os arranjos de "Assim Falou Zaratustra", música de Richard Strauss que virou tema do filme "2001 - Uma Odisséia no Espaço", de Stanley Kubrick. Deodato trabalhou em diversas trilhas sonoras hollywoodianas. No total, participou como compositor, arranjador, produtor ou instrumentista de cerca de 500 discos e ganhou mais de 15 discos de platina. Para o show de Brasília, Eumir Deodato traz um repertório que contempla Baden Powell e Vinicius de Moraes, George Gershwin e Richard Strauss.
A abertura do show fica a cargo do Grupo Sai da Frente, que reúne composições próprias e elabora arranjos refinados.

Serviço: Eumir Deodato e Trio + Grupo Sai da Frente
Local: Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional
Data: 28 de janeiro (sábado)
Horário: 20h
A retirada de ingressos acontece às 14 horas do mesmo dia do espetáculo, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. A entrada é franca.


Vanessa da Mata, GOG e Luz do Samba

Em seu segundo show no I Festival de Artes de Brasília, a mato-grossense Vanessa da Mata apresentará, dessa vez ao público de Sobradinho, músicas de seu trabalho mais recente, além de sucessos mais antigos. O evento contará também com as presenças do rapper GOG e do Grupo Luz do Samba, do DF.
A carreira de Vanessa começou quando ela tinha apenas 16 anos e cantava em bares de São Paulo. Aos 21 anos conheceu Chico César e, com ele, compôs a canção "A força que nunca seca", gravada por Maria Bethânia, que a fez título de seu disco de 1999. A partir disso, a carreira de Vanessa da Mata deslanchou. Vencedora do Grammy Latino de Melhor álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro pelo disco Sim, a cantora chega a Brasília na turnê de seu quarto álbum: Bicicletas, bolos e outras alegrias e promete agitar a noite de sexta-feira.
O rapper GOG se apresenta pela segunda vez no Festival. O músico une o universo da cultura hip-hop à canção contemporânea, samples clássicos da MPB e elementos da música do mundo. GOG representa a canção brasiliense de protesto em todo o país e é reconhecido como ícone do movimento hip-hop da geração de 1990, junto aos grandes MCs de São Paulo.

Serviço: Vanessa da Mata, GOG e Luz do Samba
Local: Ginásio de Sobradinho
Data: 28 de janeiro (sábado)
Horário: 20h
A retirada de ingressos acontece a partir das 9h do mesmo dia, na Galeria de Artes Vincent Van Gogh (localizada na quadra 8 de Sobradinho)

Um Corpo Acústico

O espetáculo Um Corpo Acústico, que teve sua estréia no Festival Panorama no Rio de Janeiro em novembro de 2011, surgiu das inquietações do bailarino Edson Beserra em relação ao caos nos processos de comunicação humanos.
Por acreditar no diálogo como ferramenta eficaz para o entendimento das necessidades individuais e coletivas, o bailarino propôs ao iluminador Moizés Vasconcelos e ao músico Tomás Seferin um exercício de escuta, cada um com suas tecnologias, sensos estéticos e ferramentas próprias. O resultado cênico é alcançado através da improvisação coletiva onde o resultado é efêmero e por isto mutável. Cada espetáculo acontece de uma maneira diferente e o publico presente é convidado a uma viagem única.

Serviço: Um Corpo Acústico
Local: Sala Martins Penna, Teatro Nacional
Data: 28 de janeiro (sábado)
Horário: 21h
A retirada de ingressos acontece às 14 horas do mesmo dia do espetáculo, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. A entrada é franca.


Retrospectiva Lars Von Trier

A mostra CCBB em Cartaz Retrospectiva Lars Von Trier continua no final de semana. Neste sábado serão exibidos os filmes Ondas do Destino (159 min. | 1996 | 16 anos) e Melancolia (136 min. | 2011 | 14 anos). A sessão de Melancolia será seguida de debate com o professos Peter Schepelem - "Lars Von Trier - Um Gênio do Escândalo".

Serviço: Ondas do Destino
Local: CineBrasília
Data: 28 de janeiro (sábado)
Horário: 14h40
A retirada de ingressos acontece no mesmo dia do espetáculo, com uma hora de antecedência. A entrada é franca.


Serviço: Melancolia + Debate
Local: CineBrasília
Data: 28 de janeiro (sábado)
Horário: 18h
A retirada de ingressos acontece no mesmo dia do espetáculo, com uma hora de antecedência. A entrada é franca.


Nenhum comentário: