Festival Na Mídia

http://www.sc.df.gov.br/
https://www.facebook.com/note.php?note_id=271327299583342

Atrações: Circo da China



http://www.youtube.com/watch?v=kKtXeYOcX0Y
http://www.youtube.com/watch?v=PmLPpEXug2c

Atrações: Vanessa da Mata


http://www.vanessadamata.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Vanessa-da-Mata/112603508751679

Atrações: Ney Matogrosso

http://www2.uol.com.br/neymatogrosso/home.html
https://www.facebook.com/pages/Ney-Matogrosso/112380692112256

Atrações: Gilberto Gil voz e violão


Atrações: Paulinho da Viola Acústico

Paulinho da Viola

http://www.paulinhodaviola.com.br
https://www.facebook.com/pages/Paulinho-da-Viola/113145475366469

BRASILIAGENDA NA COLETIVA DO 1º FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTES DE BRASÍLIA

MARATONA ARTÍSTICA DE PORTE NACIONAL DEVE INVADIR A CIDADE EM 2012

Por Mariana Moreira – Correio Brasiliense

Quem estiver na cidade nos primeiros dias de 2012 terá a oportunidade de aproveitar uma maratona artística de porte nacional gratuitamente. É que o tradicional Curso de Verão da Escola de Música, que em sua 34ª edição será realizado de 4 a 21 de janeiro, não será a única opção de janeiro. Nasce, com o novo ano, o 1º Festival Internacional de Artes de Brasília, que fará mescla de atrações internacionais, nacionais e locais e se estenderá até 10 de fevereiro. “Como tudo que começa, é uma semente”, defendeu o secretário de Cultura, Hamilton Pereira.
O Curso de Verão da Escola de Música de Brasília traz novidades em sua formatação. “Faremos a descentralização da programação, estendendo as ações ao Gama, a Taguatinga, a Sobradinho e a São Sebastião”, destaca o diretor da escola, Ataíde de Mattos. A parceria, feita com o intuito de realizar workshops e concertos, será feita com as diretorias regionais de ensino. Os inscritos terão aulas com 50 mestres de diversas áreas. Alguns dos nomes confirmados são o pianista belga Pascal Gallet, Mike Hamilton no saxofone, o clarinetista venezuelano Jorge Montilla, o acordeonista Toninho Ferragutti, o violeiro Marcos Mesquita, além de músicos da cidade, como Genil Castro e André Lindolfo, que ministrará um curso de tuba. As duas secretarias, de Educação e Cultura, atuam juntas para dar mais força e visibilidade ao ciclo de aulas e apresentações. Outra novidade é a isenção da taxa de inscrição, de R$ 150, em todas as disciplinas.
Paulinho da Viola estará no 1º Festival Internacional de Artes de Brasília
Evento associado
A abertura do 1º Festival Internacional de Artes de Brasília, que será realizado anualmente, foi marcada para 4 de janeiro, com show de Paulinho da Viola, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro. Os ingressos serão distribuídos na data da apresentação, a partir das 14h, e a abertura ficará por conta do grupo local Choro Livre. No dia 10 de janeiro, Gilberto Gil sobe no mesmo palco, precedido pela cantora Ellen Oléria.
Vanessa da Mata chega à cidade para apresentações nos em 27 e 28 de janeiro, em shows no Teatro Nacional e no Ginásio de Esportes de Sobradinho. Ney Matogrosso traz a turnê Beijo bandido para o palco mais nobre de Brasília, em 3 de fevereiro. A data do encontro de Milton Nascimento com a plateia ainda está sendo definida, mas sabe-se que a abertura da noite ficará a cargo do músico Jaime Ernest Dias. “Buscamos convidar artistas que tenham participado de algum chamamento da secretaria neste ano e que dialoguem com as atrações principais de cada noite”, afirmou Fátima de Deus.
Os nomes internacionais ficarão na seara visual do evento. De 4 a 8 de janeiro, será realizada a mostra de cinema Imagens do Oriente, com 23 títulos, sendo 11 longas, sete médias-metragens, cinco curtas de animação e cinco outros produzidos por jovens cineastas iranianos, que se encontram com estudiosos brasileiros, árabes e descendentes, para realizar produções cujas temáticas são pertinentes ao Oriente Médio. “Temos que nos aproximar das culturas não pela ponta das baionetas, mas pelo que elas têm de mais magnífico”, afirmou o secretário.
Exposições no mezanino do Teatro Nacional Claudio Santoro também pontuam o evento. Haverá uma mostra sobre a construção da cidade. A Embaixada da República Tcheca traz trabalhos de grafite feitos no país e workshop com duração de 10 dias. O Museu Nacional Honestino Guimarães será ocupado por uma mostra coletiva de obras disponíveis nos acervos de centros culturais da cidade.

Lançamento do 1º Festival Internacional de Arte de Brasília e do 34º Curso Internacional de Verão de Brasília.

As Secretarias de Cultura e de Educação junto com a Escola de Música de Brasília promoveram no último dia 20, no Foyer da Sala Villa Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro, a cerimônia de lançamento do 1º Festival Internacional de Arte de Brasília e do 34º Curso Internacional de Verão de Brasília. Esses eventos trarão estimulo ao mercado cultural local, oportunidade de trabalho e o fomento nos segmentos artísticos culturais, educacionais e turísticos. Além disso, promoverá o intercâmbio com outras cidades e países.
O Festival tem como objetivo ampliar as opções de cultura, lazer e conhecimento da população brasileira. Além disso, irá oferecer gratuitamente à população, visitantes e turistas uma ampla e diversificada programação nas inúmeras linguagens artísticas, com produções internacionais, regionais e locais.

 1º Festival Internacional de Arte de Brasília
O Festival será realizado de 04 de janeiro a 10 de fevereiro, com atrações de teatro, dança, exposições, oficinas e shows musicais com Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Paulinho da Viola, Vanessa da Mata, Pedro Mariano, Trio Corrente e a cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá, além das atrações Internacionais. O evento acontecerá em vários locais de Brasília como o Teatro Nacional, Centro de Convenções, Biblioteca Nacional, Museu da República, Cine Brasília e nas Regiões Administrativas. A entrada é franca.
34ª Edição do Curso Internacional de Verão de Brasília

Realização do Centro de Educação Profissional da Escola de Música de Brasília,  acontecerá de 4 a 21 de janeiro de 2012, é destinado a alunos e professores da área de música com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento artístico-pedagógico visando atualização e aperfeiçoamento. Estima-se a participação de 800 pessoas, fora o público que participa do tradicional curso de verão.
Na programação haverá recitais, oficinas, práticas de conjuntos de pequenos e grandes grupos, tanto eruditos quanto populares. Nos primeiros, as modalidades coral infantil e adulto, orquestra, banda sinfônica e música de câmara. Para os populares, Big Band, orquestra de violão, com vários conjuntos de jazz e MPB, destacando-se o choro.

Incluirá também cursos teóricos de arranjo, harmonia, formação continuada de professores de música. As atrações previstas na programação incluem ainda nomes de países como os Estados Unidos, Canadá, França, Holanda, Israel e Suécia.

Convite lançamento 1º Festival Internacional de Arte de Brasília e 34º Curso Internacional de Verão de Brasília