Lançamento do 1º Festival Internacional de Arte de Brasília e do 34º Curso Internacional de Verão de Brasília.

As Secretarias de Cultura e de Educação junto com a Escola de Música de Brasília promoveram no último dia 20, no Foyer da Sala Villa Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro, a cerimônia de lançamento do 1º Festival Internacional de Arte de Brasília e do 34º Curso Internacional de Verão de Brasília. Esses eventos trarão estimulo ao mercado cultural local, oportunidade de trabalho e o fomento nos segmentos artísticos culturais, educacionais e turísticos. Além disso, promoverá o intercâmbio com outras cidades e países.
O Festival tem como objetivo ampliar as opções de cultura, lazer e conhecimento da população brasileira. Além disso, irá oferecer gratuitamente à população, visitantes e turistas uma ampla e diversificada programação nas inúmeras linguagens artísticas, com produções internacionais, regionais e locais.

 1º Festival Internacional de Arte de Brasília
O Festival será realizado de 04 de janeiro a 10 de fevereiro, com atrações de teatro, dança, exposições, oficinas e shows musicais com Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Paulinho da Viola, Vanessa da Mata, Pedro Mariano, Trio Corrente e a cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá, além das atrações Internacionais. O evento acontecerá em vários locais de Brasília como o Teatro Nacional, Centro de Convenções, Biblioteca Nacional, Museu da República, Cine Brasília e nas Regiões Administrativas. A entrada é franca.
34ª Edição do Curso Internacional de Verão de Brasília

Realização do Centro de Educação Profissional da Escola de Música de Brasília,  acontecerá de 4 a 21 de janeiro de 2012, é destinado a alunos e professores da área de música com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento artístico-pedagógico visando atualização e aperfeiçoamento. Estima-se a participação de 800 pessoas, fora o público que participa do tradicional curso de verão.
Na programação haverá recitais, oficinas, práticas de conjuntos de pequenos e grandes grupos, tanto eruditos quanto populares. Nos primeiros, as modalidades coral infantil e adulto, orquestra, banda sinfônica e música de câmara. Para os populares, Big Band, orquestra de violão, com vários conjuntos de jazz e MPB, destacando-se o choro.

Incluirá também cursos teóricos de arranjo, harmonia, formação continuada de professores de música. As atrações previstas na programação incluem ainda nomes de países como os Estados Unidos, Canadá, França, Holanda, Israel e Suécia.

Nenhum comentário: